..........:::::ENCONTRE SEU REGGAE:::::..........

quarta-feira, 5 de julho de 2017

OWEN GRAY - Está completando hoje 78 anos

Owen Grey - nascido em 5 de Julho de 1939 Kingston-Jamaica . Seus trabalho abrangem o rhythm and blues, ska , rocksteady e reggae, todas eras da música jamaicana, e ele foi creditado como a primeira estrela da Jamaica cantando em casa. Gray ganhou seu primeiro concurso de talentos com a idade de nove anos, e por doze anos de idade já estava aparecendo em público, tocando bateria, guitarra e teclados. 

Owen participou da Alpha Boys School e se tornou profissional aos 19 anos de idade. Gray era um artista dinâmico no palco, que poderia ser corajoso ou suave como a música ditava. Ele foi o primeiro cantor (de muitos) para elogiar um sistema de som no registro, com o seu hit "On the Beach", celebrando o sistema de Clement Dodd , Sir Coxsone Downbeat em 1959, um dos primeiros lançamentos de Dodd para o rótulo Studio One.

Owen foi um dos primeiros artistas a ser produzidos por Chris Blackwell , em 1960, e seu single "Patricia"  foi o primeiro registro lançado pela Island Records. Seu primeiro single, "Please Let Me Go", alcançou o topo das paradas na Jamaica, e contou com um solo de guitarra de Ernest Ranglin (primeira gravação de sessão de Ranglin). O single também vendeu bem no Reino Unido, assim como versões subsequentes, alertando Gray para migrar para lá em 1962. Owen excursionou pela Europa em 1964, e em 1966 era conhecido como um cantor de soul, bem como por suas canções de ska. Na era rocksteady, gravou para o produtor Sir Clancy Collins.

Sua popularidade continuou ao longo dos anos 1960, trabalhando com os produtores como Clement Dodd, Prince Buster,Arthur "Duke" Reid , Leslie Kong e Clancy Eccles , incluindo o trabalho como um duo com a cantora Millie Small, com canções que vão do ska para baladas. Owen continuou a gravar regularmente, tendo um grande sucesso em 1968 com "Cupid".

Sua faixa de 1970 "Apollo 12" achou graça com os primeiros skinheads , e em 1972 Owen voltou com a Island Records, gravando versões de reggae de The Rolling Stones 'Tumbling Dice" e John Lennon  "Jealous Guy", embora eles se reuniram com pouco sucesso. Durante este período, Owen regularmente teve lançamentos na Pama e na etiqueta irmã, Camel Records, e um single na Hot Lead Records. Sua versão de ´Guava Jelly´ de Bob Marley é muito emocionante. Owen teve maior sucesso na Jamaica, no entanto, com "Hail the Man", uma homenagem ao Imperador Haile Selassie , que era popular com o aumento seguinte do Rastafari.

Gray passou um tempo vivendo curto em Nova Orleans antes de retornar à Jamaica, onde ele virou a mão para o roots reggae , trabalhando com o produtor Bunny Lee , e alcançando um sucesso considerável. Na década de 1980 mudou-se para Miami.



Owen Gray continuou a lançar novo material regularmente, muitas vezes concentrando-se em baladas e música gospel.
Além de cantor, Owen Gray é produtor musical e músico, toca vários teclados como o órgão, piano, sintetizador...

(Owen Gray - Rizla)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ator interpreta Bob Marley em quadro do Domingão Faustão e emociona a todos! Assista!

(Ícaro durante a apresentação) O ator Ícaro Silva, jovem talento da dramaturgia, fez uma participação no programa Domingão do Faustão ...